Editora Univale
O que você quer encontrar?

A Editora UNIVALE congratula-se com todos os acadêmicos da Academia Brasileira de Letras no aniversário de seus 128 anos

Dia do escritor
18 julho, 2025

por Aurora Miranda Leão

Aniversário da ABL (20 DE JULHO)

Era uma tarde de 20 de julho de 1897, na Rua do Passeio, centro do Rio de Janeiro, quando a tarde na então capital federal do Brasil dava às boas boas-vindas à Literatura e sagrava-se guardiã da Língua Portuguesa e da memória cultural do país. Nascia na Academia Brasileira de Letras.

Naquela data, numa sala do Museu Pedagogium, após sete sessões preparatórias - a primeira em 15 de dezembro de 1896, e a última em 28 de janeiro de 1897, ambas realizadas numa sala da redação da Revista Brasileira, na Travessa do Ouvidor, nº 31 -, foi realizada a sessão inaugural da nova instituição, contando com a presença de dezesseis acadêmicos, entre eles o escritor Machado de Assis, e o pernambucano Joaquim Nabuco, que pronunciou o discurso inaugural.

Tendo como lema “A cultura da língua e da literatura nacional ”, a ABL tem ascendência na Académie Française, sendo composta por 40 membros efetivos, chamados de "imortais", e 20 sócios correspondentes estrangeiros. O patrono é Machado de Assis, um dos fundadores e primeiro presidente da instituição.

A ABL surgiu num momento de transição no Brasil, com a proclamação da República, e tinha como propósito estabelecer um marco intelectual e cultural para o país. Além de Machado de Assis, também participaram da fundação, intelectuais como Inglês de Sousa, Olavo Bilac, Graça Aranha, José Veríssimo, Visconde de Taunay e Rui Barbosa.

Por cair num domingo, a celebração dos 128 está marcada para a próxima sexta, 25 de julho, às 20h, no Salão Nobre da ABL, data na qual é comemorado o Dia do Escritor.

Na ocasião, serão entregues as Medalhas Francisco Alves ao economista Cristovam Buarque; Medalha Rachel de Queiroz ao escritor Ubiratan Machado e ao jornalista Klécio Santos; Medalha Joaquim Nabuco ao cineasta Silvio Tendler e ao escritor Hermínio Bello de Carvalho e, Medalha João Ribeiro ao professor José Carlos Santos de Azeredo.

O diplomata e escritor Rubens Ricupero receberá o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra, enquanto o orador oficial será o escritor, acadêmico e ex-presidente da República, José Sarney.

Ao longo de sua história, a ABL desempenha papel fundamental na promoção e declarações da língua portuguesa e da literatura brasileira, registrando e homenageando escritores e intelectuais de destaque nas mais diversas áreas. A instituição também se dedica a preservar a memória literária nacional e a discussão de questões relevantes para a cultura brasileira.

Neste sentido, a Editora da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) manifesta seu reconhecimento à meritocracia de atuação da Academia, parabenizando-se com todos quanto integram a ABL, instituição necessária para preservar o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do país.

Você também pode se interessar por...

magnifiercrosschevron-down