Premiação dá destaque a obras relevantes das editoras universitárias brasileiras
* Bob Villela
Miguel de Araujo Lopes é uma pessoa de gestos simples e atuação que faz a diferença por onde passa. Como professor, nos cursos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), entrega excelência e recebe as melhores reações de alunos e colegas de profissão. Atuando como Diretor de Arte na UNIVALE Editora, mantém o comprometimento e a qualidade em alto nível. Esses atributos estão, neste momento, à disposição do 11º Prêmio ABEU, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias. Miguel é um dos jurados do prestigiado concurso.
Nesta nova empreitada, que deriva em mais um motivo para acender a admiração de tanta gente, Miguel já está com a casa cheia de livros, que serão devidamente avaliados — há ainda exemplares em formato virtual, os populares e-books. Ele está analisando obras na categoria “Projeto Gráfico”, que consiste em analisar a adequação do projeto ao perfil do produto, observar a criatividade e a originalidade e observar a funcionalidade e a qualidade estética do conjunto. “Essa vai ser minha primeira vez como jurado em um prêmio dessa dimensão, estou bem entusiasmado”, celebra.
Com formação em Design Gráfico (2017) e Letras: Português-Libras (2023), um mestrado em Design pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma pós-graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica Fluminense, avaliar as obras não será exatamente um desafio para Miguel. Pelo contrário, será mais uma estação de um itinerário respeitável por imagens, letras, símbolos e tantas histórias.
Miguel garante que tem sido uma experiência ótima poder colocar em prática todos os ensinamentos que ele teve durante a formação em Design Editorial. “Penso que participar desse prêmio representa não só uma valorização profissional, mas uma oportunidade de somar referências e formas de fazer design para ser aplicado em sala e nos demais espaços profissionais que ocupo”, afirma o docente.
Miguel ainda está no processo de análise dos materiais recebidos. “Ainda não consigo dar muitos detalhes, mas todas as obras que já avaliei estão excelentes", garante. A divulgação das obras finalistas está prevista para o dia 10 de outubro. “Espero poder voltar aqui e contar como foi o processo de escolha”, conta Miguel. E nós, como sempre, já estamos contando com ele.
O prêmio
A primeira edição do Prêmio ABEU aconteceu em 2015. Desde então, a associação segue em seu propósito de fomentar a valorização do livro e da leitura no âmbito das editoras universitárias e acadêmicas. Trata-se de um desafio tão nobre quanto a potência da ciência e da cultura que se produz no Brasil. A UNIVALE, com uma editora consolidada e profissionais engajados nesta efervescência competente e criativa, é coautora desta história.