Editora Univale
O que você quer encontrar?

Editora visita Agência dos cursos de Comunicação da UNIVALE

1 setembro, 2025

Reunião revelou afinidades e um desejo genuíno de realizar belos projetos

* Bob Villela

Era uma tarde de quinta-feira, em um mês de agosto ainda em seus primeiros passos, mais precisamente no dia 7. Passos mais largos — e sorrisos idem — foram dados naquela data entre os times da UNIVALE Editora e da Agência Canguru, que é a agência experimental dos cursos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce.

Sob a incidência de um sol de inverno exclusivo do Campus II, cujos raios ganham mais brilho ao atravessarem os vidros espelhados da agência, uma mesa composta pelas lideranças da Canguru e da Editora, juntamente com estagiários e docentes com horas dedicadas a ambos os projetos, refletiu sobre as inúmeras chances de parcerias entre os dois setores.

Uma vibrante Aurora Miranda Leão — diretora da UNIVALE Editora — saudou a não menos radiante professora Rosilene Maciel. Ambas, de imediato, reconheceram-se como são de fato: mulheres dispostas a fazer o novo com organização e originalidade. Com o auxílio da professora Deborah Vieira — ex-diretora da editora e que atualmente tem horas de dedicação à agência —, elas definiram as principais ações a serem desenvolvidas para que o hábito de leitura, produção e publicação de ciência, bem como de difusão da cultura sejam incrementados na instituição e na comunidade. Para isso, o suporte da comunicação é fundamental.

Aurora conta que a reunião foi muito produtiva. Segundo ela, “poder contar com o suporte de um time de comunicação como o da Agência Canguru é a segurança de que boas histórias serão escritas”. Ela acrescenta: “Falei com os estagiários: ‘sejam jovens! Frequentem a editora, pensem em propostas que possam fazer a ciência e a cultura ganharem novos contornos na universidade e na região’. Afinal, essa é a nossa missão”.

Os primeiros passos a serem dados devem envolver uma movimentação mais intensa do blog da editora, além de um planejamento adequado para a recém-lançada conta de Instagram do setor (@univale.editora). Na sequência, a equipe da agência dará apoio às ações de comunicação a serem desenvolvidas para os projetos e os eventos de 2026. Há momentos em que frases feitas são muito bem-vindas: Vem novidade por aí.

Fanáticos por cultura

Durante a reunião, houve até um tempo — e sempre há — para falar de música, poesia e um pouco mais. Quando o encontro caminhava para o fim, a professora Rosilene se lembrou da canção "Fanatismo", do cantor cearense Fagner — cearense e conterrâneo de Aurora. A letra é baseada em um poema da portuguesa Florbela Espanca e começa assim:

"Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver
Não és sequer a razão do meu viver
Pois que tu és já toda minha vida"

A letra da música é encantadora. E ficou muito bem nas vozes de Aurora e Rosilene. Seguramente, novas letras serão escritas a partir desta parceria na instituição.

Você também pode se interessar por...

magnifiercrosschevron-down