*Aurora Miranda Leão
Dia de celebrar a maior floresta tropical do mundo: 5 de setembro, Dia da Amazônia!
A data é celebrada desde 2007 e a data é uma alusão à criação da província do Amazonas por D. Pedro II, em 5 de setembro de 1850.
O bioma de maior biodiversidade da Terra engloba 9 países da América do Sul, sendo mais da metade de sua área dentro do território brasileiro.
A Amazônia é considerada o pulmão do mundo pela quantidade de natureza da qual é colo e abrigo: são milhões de espécies de animais e plantas vivendo ali (apesar de estatísticas alarmantes de desmatamento), muitas ainda desconhecidas pela ciência.
O papel fundamental da Amazônia é fator diretamente ligado à qualidade de vida: a floresta amazônica é protagônica no equilíbrio do clima mundial. Ali estão situadas a maior bacia hidrográfica do planeta, formada por uma complexa rede de rios. No Brasil, o destaque é o Rio Amazonas, o qual soma mais de 10 mil afluentes.
Além disso, a Amazônia abriga povos indígenas e comunidades tradicionais e atua como imenso reservatório natural de carbono, ajudando a conter os impactos devastadores, e cada vez mais céleres, das mudanças climáticas. Por isso, é tão deletério o avançar das áreas desmatadas, ameaça cruel a essa função.
Quanto mais se subtrai a cobertura vegetal da Amazônia, menos verde, mais perda de espécies, mais animais e plantas entram em extinção, acarretando prejuízos à segurança hídrica e intensificando fortemente o aquecimento global. Como se tudo isso não bastasse, há ainda as nocivas queimadas, a liberar fartas quantidades de gás carbônico na atmosfera.
Preservar a Amazônia é apostar na vida, como afirma a pesquisadora Rafaela de Oliveira Ferreira, mestre em Botânica pelo Museu Nacional da UFRJ:
"Proteger a Amazônia é proteger a vida. Garantir a preservação da floresta significa assegurar o equilíbrio ambiental, a qualidade de vida e também um futuro sustentável para as próximas gerações."
Já a historiadora e ambientalista Marina Silva, titular do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, afirma:
“Proteger o meio ambiente é salvar vidas, é garantir o bem viver para ribeirinhos, pequenos comerciantes, moradores das periferias, comunidades tradicionais e pessoas que vivem em áreas de risco".
Evento Amazônia de Pé vai acontecer de 19 a 21 de setembro: https://virada.amazoniadepe.org.br/
Portanto, neste 5 de setembro, Dia da Amazônia, fica o lembrete da Univale Editora: blindar o Amazonas é preservar a maior floresta tropical do mundo e contribuir para o futuro e qualidade de vida dos brasileiros, além de edificar o porvir do Planeta.
Saiba mais: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/dia_da_amazonia/