Editora Univale
O que você quer encontrar?

Ele ainda é criança mas já virou celebridade: Dia Internacional do PODCAST

30 setembro, 2025

*Aurora Miranda Leão

Hoje, 30 de setembro, é dia de jogar confetes e celebrar quem gosta de falar, fala para informar e transforma em áudio suas ideias, comentários e análises, informações, convites, troca de saberes: Viva o Podcast !

Sim, o Dia Internacional do Podcast nasceu nos Estados Unidos entre 2013 e 2014 (há informações divergentes sobre datas) e serve para demarcar o espaço ocupado por um formato que se espalhou mundo afora e ganha, cada dia, mais adeptos.

O podcast é um meio de comunicação dos mais simples: rápido, eficiente e pouco dispendioso, ele compartilha ideias, amplia sonoridades, distribui informações, dissemina conteúdos e aproxima pessoas e lugares.

A data evidencia o impacto e a crescente popularidade dos podcasts nos quatro cantos do mundo, notadamente nas áreas da comunicação, educação e entretenimento.

Por dentro do POD

O podcast é um meio de comunicação auditiva com formatos variados, podendo abrigar todo tipo de conteúdo. No Brasil, O número de consumidores aumenta constantemente. Segundo estimativa do relatório Global Podcast Listener Forecast (2021–2025), mais de 39 milhões de pessoas são adeptas dogênero. Aliás, dados apontam para 52,4 milhões de ouvintes em 2025. 

Os podcasts fazem sucesso pela facilidade de acesso e à qualidade do conteúdo, permitindo aos audientes o consumo de conteúdo – político, econômico, educativo, cultural, informativo, científico ou de entretenimento - enquanto realizam outras atividades.

Eles estão em muitas plataformas digitais, sempre disponíveis à distância de um clique, ou seja: o consumidor escolhe como e quando ouvir. Pode ser no carro, em casa, no consultório do dentista, na academia, no restaurante, na caminhada diária ou noturna, enfim, não faltam meios nem motivos para ouvir conteúdo interessante.

Mesmo longe, tão perto

          Para o ouvinte, uma das principais vantagens do podcast é a disponibilidade na internet: ouvir quando, como e onde desejar. No Brasil, o primeiro podcast foi publicado em 21 de outubro de 2004 com o Digital Minds, do podcaster Danilo Medeiros.

A data tornou-se tão significativa que virou o Dia Nacional do Podcast. Mas a popularidade chegou de vez mesmo foi no tempo da pandemia. Desde então, a audiência aos podcasts só cresce, chegando a equiparar-se ao que, nos anos 30 e 40, caracterizou a febre do rádio no Brasil.

  Parte da equipe de TV da Universidade Vale do Rio, dirigida pelo jornalista Washington Bony, que produz e exibe diversos podcasts...

Aqui mesmo, no território da Universidade Vale do Rio Doce, onde funciona a Univale TV, são realizados vários podcasts,  produzidos por alunos, jornalistas e professores, como é o caso de "Elas na área" (focado em esportes), “Elipse” (comandado pelo jornalista e professor Roberto Villela), "Fora dos autos", "PodSim, PodNão!" (de Direito), "Liminarmente falando" (também jurídico) e o  "Ed. Pesquisa" – um dos mais ouvidos da UNIVALE TV, apresentado e produzido por Edmarcius Carvalho, professor e pesquisador da Universidade do Vale do Rio Doce, abordando diversos temas relevantes, sobretudo voltado à temática da Saúde e Bem-Estar.

O professor Edmarcius, mais conhecido como EDPesquisa, em dia de entrevista com a Reitora, Lissandra Coelho.

O leitor pode acompanhar nas plataformas de mídia da UNIVALE, como o canal do YouTube da Univale TV e o Spotify. No canal do YouTube, há um episódio específico chamado "Quais os desafios da sífilis congênita na saúde pública?, bastante acessado por públicos das mais diversas áreas acadêmicas. 

E ainda há o Lumie Show, um bate-papo pra lá de interessante sobre audiovisual, comandado pelos estudantes de Publicidade, Gabriel Lorentz e Elivelton Lucas. Para conhecer, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=C0uQoSaHy1c

Gabriel Lorentz, acadêmico de Publicidade da Univale, apresenta o Lumie Show...

Bem na fita

           Os podcasts mais populares costumam pautar assuntos ligados a shows, sociedade, cultura, educação, estilo de vida e saúde, religião e espiritualidade, comédia e conteúdos jornalísticos.

Há os que apresentam apenas áudio e existem muitos que também reproduzem imagens, variando de feitio: entrevista, reportagem, contos, crônicas, comentários, trechos de obras literárias, ficção, aulas, e por aí vai, diferindo também em tempo e proposta.

Um dos preferidos do país é “O assunto”, um dos podcasts de notícias mais ouvidos do Brasil e da América Latina, publicado diariamente pelo G1 e apresentado atualmente pela jornalista Natuza Nery.

Com objetivo de simplificar temas complexos e aprofundar o noticiário do dia, o podcast é um dos mais baixados em plataformas como Spotify e Apple Podcasts, além de frequentemente aclamado como um dos melhores do país. 

Saiba mais:

https://www.ebc.com.br/imprensa/2025/no-dia-internacional-do-podcast-conheca-as-producoes-realizadas-pelos-veiculos-da-ebc

Você também pode se interessar por...

magnifiercrosschevron-down