Aurora Miranda Leão
Neste 29 de julho, faz 100 anos o Jornal O Globo. Fundado por Irineu Marinho (1876–1925) em 1925, no Rio de Janeiro, a data vem sendo intensamente celebrada pelo grupo Globo, do qual o jornal é a fonte matricial, desde o ano passado. Trata-se do mais conhecido periódico em atuação no país, contando atualmente cerca de 200 milhões de páginas vistas e mais de 50 milhões de usuários únicos.
Mas como toda história clássica, esta também começa com um Era uma vez... portanto, “Era uma vez uma votação popular convidando os cariocas a votar na enquete “Um bom nome para um bom jornal" com direito a desfile de carro alegórico e jogo de futebol. E, apesar de o nome O Globo ter ficado em segundo lugar, sagrou-se vencedor pois o primeiro colocado, Correio da Noite, já contava com patente registrada.
A primeira sede do jornal foi um edifício na rua Bettencourt da Silva, centro da capital, onde hoje é o Largo da Carioca. De lá, o jornal migrou para a rua Irineu Marinho, número 35 (funcionando lá até hoje, no bairro conhecido como Cidade Nova), em 15 outubro de 1954. Após a morte do fundador, jornalista Irineu Marinho, menos de um mês depois da criação do periódico, o vespertino ficou sob a direção de seu filho Roberto, jornalista e empresário que tornou-se figura central na história do jornalismo brasileiro.
Atualmente, O Globo conta com mais de 26 milhões de visitantes únicos por mês, sendo líder também no número de páginas vistas, com média de 204,7 milhões de visualizações mensais. O jornal é ainda fonte informativa das mais confiáveis do país, segundo o Digital News Report.
O Digital News Report é um relatório anual produzido pelo Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford, que analisa o consumo de notícias digitais em diversos países, sendo responsável pela maior pesquisa sobre consumo de mídia no mundo, e coloca O GLOBO em considerável posição de destaque: o jornal aparece como o mais popular entre os entrevistados, sendo que 1 em cada 3 leitores de jornal no Brasil acessam o matutino. Do total de leitores, 22% leem a publicação ao menos uma vez por semana. O alcance é superior ao de seus principais concorrentes, os jornais Folha de São Paulo (10%) e O Estado de São Paulo (8%). A liderança é mantida também na versão digital, com os mesmos 22% de leitores.
A fundação do jornal O Globo marca o início do que viria a ser o maior grupo de mídia e comunicação da América Latina. Foi a partir da fundação da TV Globo, em abril de 1965, que o jornal começou seu processo de desenvolvimento e alcance nacional.
Diante de tamanha longevidade, a Univale Editora congratula-se com toda a equipe integrante da redação, bem como dos demais departamentos da empresa jornalística, e parabeniza a todos quanto ajudaram a criar e permanecem atuando no jornal O Globo em prol de manter viva a tarefa diária de informar com rigor, responsabilidade, competência e fidelidade aos acontecimentos.