Editora Univale
O que você quer encontrar?

Sementes do Conhecimento: narrativas para nutrir memórias e construir pontes para o futuro

24 setembro, 2025

Univale lança projeto para publicação de obras sobre vivências gestadas no ambiente acadêmico

*Aurora Miranda Leão

A vida universitária é um mundo de múltiplas possibilidades, farol capaz de abrir horizontes singulares a cada novo passo. Basta dispor-se ao inédito e seguir viagem com a bagagem aberta ao que vier, ao inusitado, ao pouco conhecido ou até desconhecido.

Quer você esteja nesse ambiente como estudante, professor, trabalhador, mestre, em qualquer ofício no qual esteja imerso em ambiência acadêmica, você também integra o cenário de uma universidade e, por isso, já conta bastante e tem muito a somar.

As histórias vivenciadas por cada pessoa em solo universitário plantam raízes, criam memórias, prospectam registros para a posteridade e, a partir de agora, alavancam memórias, consolidam trajetórias e podem virar livro.

Essas são premissas constantes do cerne do edital "Sementes do Conhecimento", lançado pela Universidade Vale do Rio Doce anunciando a chegada da Primavera no território valadarense onde abriga-se a UNIVALE.

Segundo a professora Dra. Adriana Coelho, Pró-Reitora da Univale, “O objetivo da obra é demonstrar como a formação universitária contribui para a transformação de vidas, o desenvolvimento humano e o fortalecimento regional. Além dos relatos, o livro contará com espaços de notas, reflexões pessoais e planos de ação, estimulando os leitores a aplicar os aprendizados em suas próprias trajetórias. Cada exemplar será acompanhado de uma semente de espécie nativa, como símbolo de crescimento e continuidade do conhecimento”.

O Projeto

        “Sementes do Conhecimento” é um convite para alunos, egressos e professoras/professores da UNIVALE registrarem suas trajetórias, evidenciando como a formação acadêmica pode florescer em impacto social, humano e regional.

        Mais que uma coleção de textos, o futuro livro será um legado vivo da importância da Univale na vida de quem passou pela Universidade Vale do Rio Doce, reunindo histórias de superação, conquistas e transformações, refletindo valores e aprendizados vividos no cotidiano da Universidade mais querida e relevante do município mineiro de Governador Valadares.

        Cada narrativa vai figurar na obra vindoura como semente lançada ao solo, única, capaz de gerar frutos para inspirar gerações – passadas, presentes e futuras.

Pilares

          O projeto “Sementes do Conhecimento” tem como alicerce os seguintes aspectos:

*Desenvolvimento sustentável

*Responsabilidade Social

*Valorização do Conhecimento

Cada semente, uma história

        "Há um poder imenso em contar a própria história. E há uma beleza ainda maior em saber que ela pode ser o ponto de partida para alguém.

A UNIVALE foi palco de momentos inesquecíveis em sua vida. Agora, queremos que você os traga à luz. Este é seu espaço para compartilhara experiência que o transformou, o obstáculo que você superou ou a vitória que celebrou.

Sua voz é uma ferramenta poderosa. Cada relato é um testemunho, ujm mapa para quem ainda está se orientando. Compartilhe-o. A sua história não é apenas sua, é um presente para o mundo".

Literatura é empoderamento

É preciso ter em mente o significado cada vez maior da memória na atualidade. Registros e acervos, memorialísticos/históricos/documentais, são todos componentes de valiosa contribuição para fortalecer o sentimento de pertencer a uma comunidade, integrar um grupo e compartir valores e ideias comuns que traduzem uma identidade coletiva.

Ao preservar e compartilhar vivências e construir memórias, o projeto "Sementes do Conhecimento" promove a valorização da vivência cotidiana na Univale e, ao fazê-lo, contribui para impulsionar a cultura local, por meio do resgate de saberes, tradições e experiências, os quais tantas vezes são esquecidos ou invisibilizados. Destarte, ao favorecer a publicação das mais diversas experiências, o "Sementes do Conhecimento" também funciona no sentido de reforçar laços comunitários e favorece o entendimento de que o livro é um instrumento de resistência cultural e de valorização da diversidade.

Portanto, você, amigo leitor, que viveu experiências na Univale, que passou parte de seu cotidiano estudantil ou profissional no âmbito da Universidade Vale do Rio Doce, que conhece alguém que estudou/lecionou/trabalhou nesta Universidade, você também é um potencial parceiro desta bela iniciativa: avise sobre o edital, convide amigos ou conhecidos para escrever ! Convoque seu pai, sua mãe, vó, vô, tia, tio, irmã/irmão, prima/primo ou parceiro de lide acadêmica, para publicar conosco e ver sua história registrada em formato de livro para abastecer o aprendizado acadêmico, fertilizar a produção literária e estimular a noção de pertencimento a uma coletividade.

Você também pode se interessar por...

magnifiercrosschevron-down