Caminhando e conversando com a cidade: entrada para uma cartografia territorial

Autoria/organização: Maria Terezinha Bretas Vilarino; Cristiana Maria de Oliveira Guimarães; Maria Celeste Reis Fernandes de Souza

Caminhando e conversando com a cidade: entradas para uma cartografia territorial é uma Tecnologia Social que propõe uma ferramenta teórica-metodológica para a realização de cartografias territoriais baseadas no cotidiano e experiências de estudantes de educação básica. É resultado do Projeto de Pesquisa “Conversando com a cidade: cartografias de territórios educativos em bairros de Governador Valadares”, que por sua vez é inspirado no movimento das cidades educadoras e nos debates no cenário brasileiro, desencadeados de modo mais acentuado nas duas últimas décadas, sobre a ampliação da jornada diária escolar. Esse debate e a implementação de políticas públicas com vistas à educação integral/tempo integral desencadearam reflexões sobre a necessidade de mudanças nos cotidianos das escolas com relação ao tempo escolar, currículos e práticas educativas etc., instigando diálogos entre escolas e territórios. A ferramenta proposta, construída e testada nesse projeto, pode contribuir com educadores/as e pesquisadores/as interessados na construção de elos entre a escola e o bairro, a escola e a cidade, em um movimento dialógico.

Número de páginas

Ano da publicação